RAF - RUI FERREIRA
Rui Alexandre Ferreira, também conhecido por RAF, nasceu em Lisboa, estudou na Escola Artística António Arroio e concluiu os cursos de Design de Equipamento e Realização Plástica do Espetáculo. Sempre mostrou interesse e aptidão para o desenho e pintura mas foi aos 16 anos que deu sinais do seu potencial artístico. Usou as paredes do seu quarto para criar.
Aos 18 anos surge o convite para reproduzir o mural publicitário da famosa casa “Passagem del Terror”, na Feira Popular de Lisboa, que chamou à atenção e a partir do qual surgiu o seu primeiro grande projeto: criar as pinturas do Parque de Diversões Bracalândia, em Braga. Este projeto prolongou-se por três anos permitindo ganhar uma grande capacidade de trabalho e muita experiência, principalmente quanto às técnicas de aerografia. Mais tarde dedica-se à pintura personalizada, tem as primeiras experiências em capacetes, motas e carros.
Em 1998, no ano da Exposição Universal de Lisboa – EXPO98, pintou telas de formato médio com o tema “Oceanos”. Participou pela primeira vez no Concurso Europeu de Pintura em 1999, na categoria das Harley Davidson, realizado em Faro, na Concentração Internacional de Motos, onde ganhou o primeiro prémio “Best Paint Harley Davidson”, com o nome de “BIOMEC”. Espontaneamente começam a surgir alguns desafios nesta área, de pintura personalizada em automóveis e capacetes, alguns deles premiados.
Trabalhou em parceria com alguns profissionais de referência nacional e para diferentes empresas de espetáculos e eventos.
Em 2000 aceitou o convite para coordenar uma equipa e desenvolver um projeto de pintura e decoração de dois restaurantes na EXPO2000, em Hannover, na Alemanha, onde expôs telas de grande formato. Um ano depois é convidado a apresentar uma proposta para decoração de interiores de um restaurante na Exposição Internacional, em Neuchatel, na Suíça. Participou em eventos ligados à música eletrónica e desenvolveu efeitos visuais tridimensionais reagentes à luz negra.
Em 2011 fundou o MU WORKSPACE – CREATIVE COWORK, um espaço comum e informal, que acolhe freelancers criativos, empreendedores, artistas, autores, empresários. Participou no programa televisivo Got Talent Portugal, em 2015, com a arte de aerografia onde alcançou a final.
Em 2014 criou a empresa RAF ART LDA de produção artística
Em 2018, recebeu a Medalha de Mérito Artístico pelo Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, nas comemorações dos 752 anos do Lumiar. Nos últimos anos tem-se dedicado à arte urbana, participando em vários festivais de arte pública e tem deixado a sua obra espalhada um pouco por todo o lado.
2019 cria a maior obra de arte urbana da europa, realizada por apenas por um artista, o talude com uma área de 2800 m2 situada na alta de Lisboa. Tornando-se das obras de Arte publica mais visitadas na cidades de Lisboa
2022 realiza uma instalação artística com o tema ´Sinapse´ para a Fundação Calouste Gulbenkian inserido nas III Jornadas internacionais do pensamento emocional.